21 de jan. de 2010

Estação Central de trem de Berlim. O maior teto de vidro sobre uma linha férrea e um dos maiores do mundo.
.
.
.
Impetuosa... foi o que ouvi antes mesmo do primeiro café do dia. Ouvi, usei o máximo dos "ãhã's" que a aceitação me permitia, ouvi mais algumas reclamações de uma voz do outro lado da linha e da rua e desliguei. Procurei no dicionário o significado exato dessa palavra. Li, reli, busquei outras fontes, vi "impetuosidade", vi aplicações em frases e achei forte demais para mim. Pensei em algumas atitudes erradas... concordei com o adjetivo naquelas situações específicas, concordei do fundo da minha sinceridade cortante e impetuosa (piada sarcástica comigo mesma), mas daí a ser classificada como impetuosa? Vamos refletir juntos.
Somos classificados e classificamos as pessoas o tempo todo a partir de atitudes que os outros tomam e que nos tocam, seja por bem ou por mal. Aquela palavra amena quando se precisa ouví-la: fulano é doce. Aquela palavra dura quando alguém perdeu o limite: fulano é duro. Aquele murmuro quando se perde alguém: fulano é sensível. Para uns somos gentis e tranquilos, para outros somos impetuosos e frios. As duas versões de definição alheia são limitadoras e equivocadas, mentirosas para quem faz e para quem as recebe. Que nenhuma das partes acredite nela quando o equívoco eclodir de sua cápsula protetora.
O tempo todo somos adjetivados a partir do que toca ou atinge o outro, e vice-versa. Não digo que somos tudo o que há, mas digo que somos muita coisa, tanta que nem se poderia calcular ou descrever, perceber. Se é para classificar alguém a partir de uma ou duas experiências vividas por você ou por versões dadas por terceiros - o que é ainda mais agravante - aconselho pelo bem de todos nós: classifiquemos com os adjetivos gentis. Quando alguém ouve algo bom sobre si mesmo esse alguém, quem sabe, acredita um pouquinho que seja e passa a ter atitudes que correspondam a esse algo. Sua percepção se volta para o que há de bom em si e nos outros. Educadores aplicam isso, pacificadores aplicam isso, quem deseja construir aplica isso. Julga quem se considera juiz, a palavra final de uma condenação qualquer. Daí a expressão "julgar é fácil", pois não nos damos ao trabalho de calar para perceber, e depois de perceber continuar no silêncio do julgamento. Classifique situações, e isso já abrirá uma gama de opções... mas nunca classifique alguém. Ninguém é tão bom e poderoso assim, e quanto mais se acreditar que se pode fazer isso, menor o julgador estará na escala à qual considera-se no topo mais alto.
Deixo aqui um trecho do diálogo entre Paul Ekman, um psicólogo especialista em emoções conhecido mundialmente e o Dalai Lama.

Primeiro, o monge budista Dalai Lama:

"Temos mais de 6 bilhões de pessoas neste planeta, cada uma com as próprias diferenças e características e estados mentais únicos. Seia muito difícil tentar obter uma compreensão abrangente da natureza das emoções que fosse universalmente aplicável e que também de alguma forma explicasse a individualidade de cada um de nós."

E Paul Ekman:

.""O ódio e outras emoções bloqueia o acesso às próprias memórias...faz você esteriotipar as pessoas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário