22 de jul. de 2009


(Pintura em caixa de ovo)
.
.
.
Pandora e sua caixa tem invadido minha rotina...em casa, na rua, na tv, computador... elas sempre dão um jeitinho de exibirem-se para mim. Então lá vão minhas reflexões sobre ti e sua lenda para que páre de me perturbar e para que deixe de achar que minha fraqueza será como a tua.


A lenda de Pandora: Pandora filha de Zeus e suas lembranças que a fizeram se matar pois viveu 27 anos com memórias que não podia suportar. Aos 9 anos de idade recebe de presente do pai um colar usado por Prometeu ao cumprir pena por roubar o fogo dos deuses. Colocou numa caixa o colar presente do pai, sua mente e as lembranças do primeiro namorado, Narciso(tinha que ser ele né). A caixa poderia guardar todo tipo de bens exceto os materiais, e por essa razão o colar acabou se auto-destruindo. Pandora sentiu-se triste pois o colar tinha valor sentimental e como a caixa tinha função de recordar as lembranças de seu dono, ela sentia-se constantemente triste. Aos 36 anos matou-se pois não aguentava mais viver com aquelas lembranças. Sua caixa foi aberta por Epimeteu(irmão de Prometeu) liberando os males da humanidade - velhice, trabalho, doença, loucura, mentira e paixão - restando apenas a esperança. A "esperança" pode ser interpretada como a força de enfrentar os males com otimismo ou como o conhecimento dos males que virão(inclusive a morte) e a espera deles, o que seria insuportável ao homem.


De mim para ela: 9 anos é uma idade importante para nós duas não é mesmo mulher lenda? Sei bem como você deve ter se sentido ao perder o colar vindo de um homem que roubou o fogo dos deuses, algo tão valioso...como ele pôde? Essa idade marca a vida de muitas pessoas e prometo que ainda farei uma pesquisa sobre a razão dos 9 anos serem maravilhosos, mas também serem um imã para alguns maus específicos. Sobre o colar vindo de seu pai minha querida... essa relação entre filha e pai - todos Zeus, pode acreditar - é tema amplo e que toda psicanálise, filosofia e religião procuram explicações para algo que deveria estar somente nas lendas mitológicas, como a tua. De qualquer modo confio em Lacan e parto dele para explicar tudo que meu coração não aceita. Às vezes é mais cômodo fingir respostas satisfatórias só para não ficarmos sem resposta alguma. Um erro, eu sei. O consolo é que essa satisfação dura pouco e inevitavelmente precisaremos buscar o que é real. Sobre o primeiro namorado Narciso...ah, não preciso nem comentar não é mesmo. Mas bola para frente. E seus 27 anos de agonia...mulher lenda, não se preocupe. Mês que vem faço 27 anos de muitas alegrias e felizes escolhas, 27 anos de muita, muita força e muita vontade de ser alegre e feliz, anos de vitórias e de amores, de vida e de sorrisos, de plenitude e de buscas inspiradoras.


Pandora, minha caixa deve ser aberta para que eu possa descobrir a força que preciso para lutar, para ser vencedora da minha vida. Desejo abrir a caixa para que reste a esperança de que tudo fica bem e de que o futuro pode e sempre será modificado e criado por mim. Não sou passiva ao destino, modifico-o, transformo-o, não creio nele como fato. Ver o que há de mal, conhecer os espinhos do caminho é algo essencial para que nossas feridas sejam as menores possíveis. É preciso coragem, é preciso força, é preciso fé. Não sou lenda mulher querida, sou carne, osso e espírito, ou seja lá qual for o nome dessa energia que emanamos, vezes mais, vezes menos. Não recuarei, não retrocederei, não deixarei que incertas previsões tomem conta do que chamo de minha maravilhosa e radiante vida! Sou apaixonada por tudo o que existe, seja mal ou bem. Faço um cesto com meus braços interlaçados e levo pela história de meu existir todas as caixas que encontrar...e com elas ao final construo algo criativo e belo. Como eu, como você, como tudo que existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário